Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

CÂMBIO-Dólar reflete piora externa e passa a subir ante real

SÃO PAULO, 24 de novembro (Reuters) – O dólar ganhava força contra o real nesta quinta-feira, seguindo a piora dos mercados no exterior após declarações dos líderes das principais potências europeias.

Às 12h02, a divisa dos Estados Unidos era negociada a 1,8683 real para venda, em alta de 0,46 por cento , tendo chegado a 1,8726 na máxima.

“O movimento mudou um pouquinho lá fora. O mercado continua ainda de olho na Europa, então diante de qualquer notícia, por pouco que seja, o mercado acaba ajustando rápido”, explicou José Carlos Amado, operador de câmbio da corretora Renascença, destacando ainda a baixa liquidez da sessão, com os mercados dos EUA fechados por causa do Dia de Ação de Graças.

O índice europeu de ações reduziu a alta e o euro bateu as mínimas do dia ante o dólar depois a fala do presidente da França, Nicolas Sarkozy. Ele disse que seu país, a Alemanha e a Itália não farão exigências para o Banco Central Europeu (BCE). A chanceler alemã, Angela Merkel, por sua vez, disse que não mudou sua posição sobre a introdução de eurobônus, dizendo que eles não são necessários.

(Por Mariane Pinho; Edição de Vanessa Stelzer)