Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

CÂMBIO-Dólar opera quase estável, perto de R$1,86

SÃO PAULO, 24 de novembro (Reuters) – O dólar operava perto da estabilidade nesta quinta-feira, oscilando em torno da máxima em mais de um mês após a forte valorização da véspera.

Às 11h09 (horário de Brasília), a divisa dos Estados Unidos era negociada a 1,8589 real para venda, em leve baixa de 0,04 por cento . A cotação subiu 2,94 por cento na última sessão, para 1,8597, o maior nível desde o começo do mês passado.

O que dava alguma trégua aos mercados era a notícia de que a confiança do empresário alemão aumentou em novembro pela primeira vez desde junho. A Alemanha foi motivo de preocupação recente por conta de um leilão de bônus fracassado na véspera.

Em relação a uma cesta de moedas, o dólar recuava 0,30 por cento. O índice europeu de ações subia 0,91 por cento, com giro financeiro reduzido por causa do feriado do Dia de Ação de Graças nos EUA, cujos mercados estavam fechados.

Até agora em novembro, o dólar acumula alta de cerca de 9 por cento sobre o real, praticamente revertendo a depreciação sofrida em outubro. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse na quarta-feira que o câmbio está atualmente em um patamar “razoável”.

Sinalizando uma aposta maior na valorização da moeda norte-americana, que é considerado um investimento seguro, os investidores estrangeiros reduziram a posição vendida em contratos de dólar futuro e cupom cambial (DDI) para 1,829 bilhão de dólares, segundo dados mais recentes da BM&FBovespa. No início do mês, essas posições chegaram a somar quase 3 bilhões de dólares.

(Por Mariane Pinho; Edição de José de Castro)