Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

CÂMBIO-Dólar opera quase estável ante real

SÃO PAULO, 23 Dez (Reuters) – O dólar oscilava em torno da estabilidade frente ao real nesta sexta-feira, após a queda da véspera, ainda com a influência de dados econômicos positivos dos Estados Unidos nos mercados internacionais.

Às 11h07 (horário de Brasília), a divisa dos EUA era negociada a 1,8555 real para venda, em leve alta de 0,10 por cento . A mínima do dia foi em 1,8478 real.

A cotação caiu 0,30 por cento na quinta-feira, após a divulgação de números bons sobre a economia norte-americana, que geraram apetite por risco.

O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do país no terceiro trimestre foi revisado para baixo, mas o investimento privado foi maior do que o calculado inicialmente . Também, o total de pedidos de auxílio-desemprego na semana passada foi o menor desde 2008, sugerindo recuperação no mercado de trabalho.

O que pode aumentar a pressão de venda sobre a moeda dos EUA nesta sessão é uma reportagem do Wall Street Journal, que noticiou que o Federal Reserve pode se comprometer a manter o juro básico perto de zero até 2014 na reunião de janeiro.

Em relação a uma cesta de moedas, o dólar recuava 0,20 por cento. O índice europeu de ações exibia alta e os futuros do índice S&P 500, em Nova York, apontavam uma abertura no azul.

Às 11h30, serão divulgados dados sobre o gasto do consumidor dos EUA em novembro, que podem dar alguma direção ao mercado em meio ao noticiário econômico escasso no Brasil e na Europa.(Por Mariane Pinho; Edição de Hélio Barboza)