Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

CÂMBIO-Dólar opera em baixa ante real, com otimismo no exterior

SÃO PAULO, 20 Dez (Reuters) – O dólar operava em baixa frente ao real nesta terça-feira, reagindo à melhora dos mercados internacionais e devolvendo parte da alta da véspera.

Às 10h57 (horário de Brasília), a divisa dos Estados Unidos era negociada a 1,8565 real para venda, em desvalorização de 0,47 por cento , tendo chegado a 1,8527 na mínima do dia. A cotação subiu 0,47 por cento na segunda-feira e acumulou forte avanço, de 2,80 por cento, na semana passada.

Nesta sessão, o otimismo com o noticiário econômico europeu dava espaço para o recuo do dólar, em um movimento de correção.

O foco era a confiança do empresário da Alemanha, que melhorou em dezembro, segundo índice do instituto de pesquisa Ifo. O dado gerou esperança sobre as perspectivas de crescimento da potência e fez as bolsas de valores da Europa saírem do vermelho.

Também, o governo da Espanha pagou juros bem menores para vender títulos de curto prazo em um leilão, que teve forte demanda. Na última atualização, o índice europeu de ações subia x,x por cento.

Enquanto isso, o dólar perdia 0,44 por cento em relação a uma cesta de moedas. O euro subia para 1,3083 dólar, de 1,2994 no fechamento anterior, e os futuros do índice S&P 500 apontavam abertura no azul para o pregão em Nova York.

Aqui, os estrangeiros seguiram aumentando a posição comprada nos mercados de dólar futuro e cumpom cambial (DDI), elevando-a para cerca de 485,5 milhões de dólares, de acordo com dados da BM&FBovespa. Isso indica uma aposta maior na valorização do dólar contra o real.

As previsões do relatório semanal Focus, do Banco Central, apontam que a taxa de câmbio – que subiu quase 3 por cento até agora em dezembro – deve fechar 2011 em 1,80 real.

(Por Mariane Pinho)