Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

CÂMBIO-Dólar opera em alta após série de baixas, a R$1,76

SÃO PAULO, 24 Jan (Reuters) – O dólar reagia à aversão a risco dos mercados mundiais e operava em alta frente ao real após seis baixas seguidas, com os problemas de endividamento da Grécia voltando ao centro das atenções.

Às 11h24, a taxa de câmbio subia 0,67 por cento, a 1,7639 real para venda , tendo alcançado 1,7660 na máxima do dia.

Ainda assim, o dólar acumula desvalorização de 5,6 por cento desde o início do ano, pressionado por uma melhora do humor sobre a economia no exterior e uma forte entrada de recursos estrangeiros no Brasil.

Porém, nesta sessão, a cautela imperava, prejudicando os mercados emergentes.

Todos os olhos estavam sobre a Grécia, que, ainda sem conseguir um acordo para salvar-se da bancarrota, continua negociando uma reestruturação de dívida com seus credores privados.

A tensão em torno do país altamente endividado ofuscava até os resultados positivos da uma pesquisa sobre o setor de serviços da zona do euro e a queda dos rendimentos em um leilão de títulos na Espanha .

Em relação a uma cesta de moedas, o dólar subia 0,21 por cento, com o euro em baixa de 0,2 por cento. O índice europeu de ações FTSEurofirst 300 caía 0,76 por cento, e os futuros do índice S&P 500 apontavam um pregão de baixa para Nova York.

O mercado aguarda ainda a divulgação pelo Banco Central de números mais atualizados sobre o fluxo cambial neste mês. Na segunda semana de janeiro, houve ingressos de quase 4 bilhões de dólares, segundo os dados mais recentes do BC.(Por Mariane Pinho)