Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

CÂMBIO-Dólar cai cerca de 1% com recuperação na Europa

Por Da Redação 10 nov 2011, 10h43

SÃO PAULO, 10 de novembro (Reuters) – O dólar operava em baixa de cerca de 1 por cento ante o real nesta quinta-feira, devolvendo parte da alta do dia anterior em uma manhã de recuperação no mercado europeu após um leilão de títulos públicos na Itália e a definição do novo premiê da Grécia.

Às 11h42 (horário de Brasília), a moeda norte-americana era cotada a 1,7584 real, em queda de 0,99 por cento.

Na quarta-feira, o dólar subiu mais de 2 por cento em meio à incerteza política na Itália, novo foco da crise da dívida na Europa. Os juros dos títulos públicos italianos superaram na quarta o patamar de 7 por cento, considerado insustentável no longo prazo, e aumentaram o temor sobre uma profunda crise de crédito e do sistema financeiro na Europa.

Os ânimos se acalmaram um pouco, no entanto, após um leilão de 5 bilhões de euros em títulos de 12 meses pela Itália. O Banco Central Europeu (BCE) não compra títulos soberanos no mercado primário, mas operadores identificaram a intervenção da autoridade monetária no mercado secundário logo após a operação –ajudando a reduzir brevemente os juros cobrados da Itália.

Enquanto isso, na Grécia, a presidência do país confirmou o nome de Lucas Papademos, ex-vice-presidente do BCE, como futuro premiê do país. O novo gabinete deve tomar posse na sexta-feira e trabalhar pela implementação das reformas definidas dentro do pacote de ajuda da União Europeia.

Para o diretor de tesouraria do Banco Prosper, Jorge Knauer, no Rio de Janeiro, a queda do dólar nesta sessão é apenas uma demonstração da volatilidade do mercado, que não tem um rumo definido.

“O que está acontecendo no mercado de moedas no mundo é muita volatilidade, e a nossa moeda, até por não ser conversível, sofre também, às vezes até em proporções um pouco maiores”, afirmou Knauer.

(Reportagem de Silvio Cascione; Edição de Patrícia Duarte)

Continua após a publicidade
Publicidade