Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

CÂMBIO-Dólar cai 0,08% ante real por temores com dívida europeia

Por Da Redação 16 abr 2012, 11h11

SÃO PAULO, 16 Abr (Reuters) – O dólar operava em queda ante o real nesta segunda-feira, diante da apreensão dos investidores em relação à crise da dívida europeia após uma alta expressiva nos rendimentos de títulos espanhóis.

Às 11h10 (horário de Brasília), o dólar perdia 0,08 por cento, cotado a 1,8385 real.

“Os investidores estão fugindo um pouco do euro por causa da crise da dívida na Europa, principalmente na Espanha, e parte desses recursos vem para cá (mercado de câmbio brasileiro)”, afirmou o gerente de câmbio da Fair Corretora, Mario Battistel.

Os rendimentos dos títulos de 10 anos da Espanha superaram 6 por cento nesta segunda-feira pela primeira vez no ano, uma vez que as preocupações sobre a capacidade do país de manter suas finanças sob controle colocaram os mercados de dívida novamente no “modo de crise”.

O euro tinha perdas de 0,24 por cento, a 1,3034 dólar, enquanto a moeda norte-americana subia 0,16 por cento em relação a uma cesta de moedas.

O operador de câmbio da Interbolsa do Brasil Moacir Marcos Junior destacou, no entanto, que a alta do dólar ante o real perdia força em relação aos primeiros negócios desta sessão, e atribuiu esse movimento à expectativa de intervenções do Banco Central no mercado de câmbio. Mais cedo, a moeda norte-americana atingiu a máxima de 1,8439 real.

“Apesar dessa tendência de baixa, o governo brasileiro está mostrando que está disposto a manter certos níveis”, disse o operador, lembrando das duas últimas sessões, em que o BC fez intervenções duplas no mercado de câmbio, mesmo com o dólar em alta.

“Com dois leilões, o BC está interessado em segurar certos fluxos que podem pressionar a moeda”, emendou.

Na sexta-feira, a divisa dos Estados Unidos avançou 0,55 por cento, fechando a 1,8400 real, a maior cotação desde 6 de janeiro.(Reportagem de Natália Cacioli; Edição de Camila Moreira)

Continua após a publicidade

Publicidade