Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

CÂMBIO-Cautela pauta investidores e dólar sobe 0,5% ante o real

Por Da Redação 11 jun 2012, 11h55

SÃO PAULO, 11 Jun (Reuters) – O dólar registrava alta ante o real nesta segunda-feira, depois que o resgate à Espanha acertado no final de semana não foi suficiente para convencer os mercados, que continuam preocupados com a situação na Europa às vésperas de novas eleições na Grécia.

Às 11h54 (horário de Brasília), a moeda norte-americanaavançava 0,62 por cento, para 2,0367 reais. No exterior, moedas como o euro, o dólar australiano e o dólar neo-zelandês perdiam terreno ante a divisa dos Estados Unidos.

Os ministros das Finanças da zona do euro aceitaram no sábado emprestar à Espanha até 100 bilhões de euros (125 bilhões de dólares) para ajudar os bancos espanhóis em dificuldade, o que causou uma euforia inicial nos mercados globais.

No entanto, a ajuda não foi suficiente para arrefecer os temores em relação aos problemas do bloco monetário, que aguarda também os resultados das eleições na Grécia no próximo domingo. Tais resultados devem definir o futuro do país na zona do euro.

“Temos um cenário de muita indefinição no mundo. Esse pacote (de resgate à Espanha) dá pouco de alívio aos mercados. Todo mundo continua receoso”, afirmou o operador do Banco Daycoval Luiz Fernando Gênova.

Continua após a publicidade

E num movimento mais especulativo, agentes do mercado afirmavam ainda que a expectativa de novas intervenções do Banco Central no mercado de câmbio brasileiro, desta vez, também ajudava a puxar a alta do dólar ante o real.

“Há uma expectativa de intervenção que influencia o mercado… Explicitamente, o BC não assume que está defendendo um patamar, mas o que temos visto é que quando o dólar se aproxima de 2,05 reais, ele entra”, afirmou Gênova.

Na semana passada, a autoridade monetária interveio duas vezes por meio de leilões de swap cambial tradicional -operações que equivalem a venda de dólares no mercado futuro. Em ambas as sessões, o dólar estava próximo de 2,05 reais no momento do anúncio dos leilões.

Para o operador de câmbio da Interbolsa do Brasil Ovidio Soares, o mercado de dólar no Brasil está padecendo com especulações por causa das ações do BC, com investidores buscando realizar lucros com a volatilidade da moeda.

“Os investidores tentam ganhar dinheiro com isso (especulação) também. É uma forma de trazer mais giro ao mercado e aos negócios”, explicou o operador.(Reportagem de Natália Cacioli; Edição de Patrícia Duarte)

Continua após a publicidade
Publicidade