Câmara aprova reajuste entre 4,5% e 6,5% da tabela do IR
A proposta estabelece uma correção escalonada; deputados também permitiram que professores deduzam gastos com livros

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira a medida provisória que atualiza a tabela do Imposto de Renda (IR) e prevê um reajuste escalonado dos valores. A correção varia entre 4,5% e 6,5% e é maior para as faixas inferiores. Os deputados também contrariaram a orientação do governo e aprovaram uma emenda que permite aos professores deduzam do IR as despesas com livros.
Originalmente, o governo havia proposto uma correção de 4,5% para todos os contribuintes. A Câmara, por sua vez, alterou o cálculo e estabeleceu um reajuste de 6,5%. O governo vetou e apresentou a contraproposta que acabou aprovada nesta terça-feira. A medida agora segue para análise do Senado.
Levando em conta a inflação anual em torno dos 8%, mesmo o reajuste de 6,5% significa uma perda para os trabalhadores. “Na verdade o que a presidente Dilma está fazendo é aumentar impostos”, criticou o líder da oposição, Moroni Torgan (DEM-CE).
O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), disse que o aumento escalonado é a solução mais justa em um momento de ajuste fiscal. “No nosso governo o leão só morde os grandes, não os pequenos”. Os “grandes” a que se refere Guimarães são os contribuintes que ganham acima de 4 664 reais mensais.
Professores – A Câmara aprovou ainda uma emenda que permite aos professores deduzir as despesas com a compra de livros. “O slogan da Pátria Educadora é mais um embuste”, criticou o autor da proposta, Rubens Bueno (PPS-PR).
Em votação simbólica, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), proclamou que a emenda havia sido derrotada. Mas os parlamentares de oposição pressionaram e Cunha concordou em fazer a votação nominal. O resultado foi favorável à medida. O placar ficou em 222 a 199.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.