Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Caixa registra lucro líquido de R$ 3,92 bilhões, alta de 23% em um ano

O aumento foi impulsionado pela queda em provisões com perdas em empréstimos; banco se mantém como líder em crédito imobiliário, com 68,8% do setor

A Caixa Econômica Federal divulgou nesta segunda-feira, 24, que o lucro líquido do banco no primeiro trimestre deste ano foi de 3,92 bilhões de reais, alta de 22,9% em relação ao mesmo período de 2018. O aumento foi impulsionado pela queda em provisões com perdas em empréstimos.

De acordo com o balanço, as receitas com prestação de serviços avançaram 2,3%, totalizando 6,5 bilhões de reais no trimestre. O retorno sobre o patrimônio líquido, um indicador da lucratividade dos bancos, atingiu 15,8% no 1º trimestre, permanecendo estável na comparação anual.

Em contrapartida com o lucro, a carteira de crédito da Caixa encolheu 1,2%, na comparação com o final de dezembro, para 685,8 bilhões de reais, em razão da queda nos empréstimos corporativos e para pessoas físicas. Segundo o banco, há reposicionamento na estratégia, para priorizar a concessão de crédito para os “segmentos ligados a microempresa e MPE, fomento de crédito imobiliário e ampliação das operações para a classe média através de recursos da poupança e aumento da carteira de crédito consignado”.