Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

CAE reconduz procurador do Cade e adia sabatina

Por Célia Froufe

Brasília – A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou hoje – por 13 votos a 4 – a recondução do procurador do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Gilvandro Araújo. Ele foi sabatinado nesta manhã pelos senadores da Comissão. A sabatina para apreciar a recondução do conselheiro Ricardo Ruiz ao órgão antitruste, no entanto, terá continuidade amanhã em reunião extraordinária da CAE, a ser realizada por volta das 9 horas.

O presidente da Comissão, Delcídio Amaral (PT-MS), optou por suspender a sessão de hoje porque parlamentares suscitaram dúvidas a respeito do rendimento do conselheiro. Ruiz é professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e também recebe uma bolsa para pesquisa e orientação de alunos. Por conta disso, ele tem apenas 60% do salário do Cade (DAS 5), o que significa aproximadamente R$ 4 mil. Ruiz explicou que, quando foi convidado pelo Cade, informou sobre a possibilidade dessa conjunção de valores, o que foi referendado pela procuradoria do Cade. “Se eu mantivesse apenas a área de pesquisa, não haveria conflitos”, justificou. O Conselho se comprometeu a enviar todos os documentos sobre essa questão à Comissão ainda hoje.

O senador Demóstenes Torres (DEM-GO) foi o que demonstrou maior indignação com essa junção de salários, apesar de outros parlamentares explicarem que a prática é normal quando universidades cedem funcionários ao governo. Torres disse, no entanto, que manterá sua posição de procurar o Ministério Público para denunciar essa prática.