Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Cade aprova operação do Santander na Santos Energia

Por Célia Froufe

Brasília – O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou hoje o investimento feito pelo Banco Santander na Santos Energia Participações, que antes pertencia à Abengoa e Instalaciones Inabensa. A finalidade do banco no negócio é deter cotas ou o total de ações de três Sociedades de Propósito Específico (SPE): Central Eólica São Jorge; Central Eólica São Cristóvão e Central Eólica Santo Antonio de Pádua. Os três projetos serão construídos no Ceará. Com a operação, a Abengoa, que detinha 100% das ações, passa a ter até 50% da estrutura societária das SPEs, enquanto o Santander poderá ficar com até 99%.

O Cade deu o “sim” também para a formação de uma joint venture para a produção de biopolímeros feitos do etanol derivado da cana-de-açúcar criada pela Dow e a Mitsui. Conforme o relatório da Secretaria de Acompanhamento Econômico (Seae) do Ministério da Fazenda, a Mitsui passará a ter 50% da operação de cultivo de cana localizada em Santa Vitória (MG) por meio da compra de 50% do capital social da Usina Santa Vitória, que hoje é propriedade de afiliadas da Dow. No ano passado, a empresa vendeu 570 mil toneladas de cana no País.

O conselho permitiu, ainda, que a OAS Empreendimentos e a GID Brasil adquiram, cada uma, 50% das cotas do capital social da DCMSPE Empreendimentos e Participações e renomeiem a empresa para OAS-GID Brasil Consultoria e Serviços. A nova companhia atuará na prestação de serviços de consultoria relacionados à construção, desenvolvimento, marketing e comercialização de incorporações imobiliárias no Brasil. A sociedade também poderá administrar e explorar bens próprios e promover ou fazer investimentos em sociedades nesses setores.

O colegiado também deu o aval ao processo administrativo sobre a compra, pela GBarbosa Comercial, de todos os bens e direitos de duas lojas de comércio varejista e atacadista da Serrana Empreendimentos e Participações situadas na cidade de Salvador (BA), excluídos os direitos de uso das marcas Hiperideal e Mixideal.