Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Cade aprova fusão que cria maior empresa mundial de suco de laranja

Brasília, 14 dez (EFE).- O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou nesta quarta-feira a fusão entre a Citrosuco/Fischer e a Citrovita, controlada pelo conglomerado Votorantim, que darão origem à maior produtora mundial de suco de laranja.

A autorização foi concedida por votação unânime, mas está condicionada à assinatura de um Termo de Compromisso de Desempenho para preservar os produtores independentes, que serão informados sobre preços, volumes de produção e transparência na negociação, informou a Agência Brasil.

A nova empresa também não poderá aumentar suas plantações de laranja nos próximos cinco anos.

Em maio, a Comissão Europeia, que foi informada do negócio por ser o principal mercado de destino das duas empresas, tinha dado sinal verde à fusão proposta desde 2010.

A nova companhia terá 45% do mercado nacional e superará assim a liderança exercida pela Cutrale, com 35%.

No mundo, a nova empresa dominará 25% do mercado com suas sete fábricas, oito terminais marítimos, cinco navios próprios e pomares no Brasil e no exterior.

Além de suco de laranja concentrado, a empresa também se dedicará a produtos derivados como óleos de essências, polpa de laranja assim como aromas e produtos cosméticos. EFE