Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Cade aprova criação e operação da bandeira elo

Por Eduardo Rodrigues

Brasília – O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou hoje por unanimidade a parceria entre Banco do Brasil, Bradesco e Caixa Econômica Federal para a operação da bandeira de cartões Elo. No entendimento do órgão antitruste, a bandeira não tem potencial de prejudicar a concorrência no mercado brasileiro sendo, pelo contrário, até mesmo positiva em um contexto dominado por poucas marcas.

Com operação nas modalidades de crédito e débito desde abril, a bandeira nacional também deve começar a atuar na emissão de vales benefícios – de refeição e alimentação – em 2012. Segundo o conselheiro relator do processo no Cade, Alessandro Octaviani, a entrada da Elo no mercado de débito e crédito seria pró-competitiva uma vez que Visa e Mastercard detêm mais de 90% das operações nessas modalidades.

Além disso, a atuação de BB, Bradesco e Caixa na emissão dos cartões da nova bandeira não teria potencial de limitar a concorrência na atividade devido à existência de outros emissores, como os bancos Santander e Itaú-Unibanco. Octaviani, porém, destacou que não deve haver discriminações à participação dessas outras instituições nas emissões de cartões da bandeira Elo, conforme exige o marco legal para esse mercado.