BLACK FRIDAY: ASSINE a partir de R$ 1 por semana
Continua após publicidade

Cabo rompido está entre as causas de pane no check-in

Por Da Redação
6 mar 2012, 08h20

Por AE

São Paulo – Duas falhas simultâneas de comunicação – o rompimento de cabos de fibra óptica e uma falha na fusão de fibra óptica na região do ABC paulista – causaram a perda de conectividade com o sistema de check-in da TAM na última sexta-feira, informou a companhia aérea.

Ambos equipamentos, explica a TAM, são utilizados pela SITA – provedora de tecnologia da informação da companhia. As falhas afetaram todos os aeroportos onde a empresa atua, fazendo com que a operação de check-in fosse realizada manualmente. O sistema foi restabelecido às 11h20. “Desde o primeiro momento, técnicos da provedora trabalharam em parceria com profissionais da TAM para normalizar a operação no menor tempo possível”, informa a empresa aérea.

A companhia destaca ainda que enquanto o sistema esteve fora do ar, as equipes de aeroportos atuaram conforme plano de contingência pré-definido, e em momento algum o atendimento aos clientes foi interrompido. “Entretanto, como o procedimento manual é mais demorado, a pontualidade dos voos foi prejudicada”, explica.

Continua após a publicidade

A TAM informa que prestou assistência aos clientes afetados pela situação e orientou seus passageiros a fazer o check-in pelo site da empresa, no intuito de diminuir o impacto nos aeroportos. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) monitorou as operações da companhia nos principais aeroportos do País e não encontrou motivos para impor penalidades imediatas.

Segundo a empresa, o Procon também fiscalizou o atendimento oferecido aos passageiros em Congonhas, em São Paulo, e não verificou irregularidades. “Até as 16h30 de sexta, apenas duas reclamações sobre o ocorrido foram registradas pelo serviço Fale com o Presidente, canal de atendimento aos clientes”, informa.

“Para evitar novas ocorrências, a TAM adicionará novas rotas de comunicação ao seu sistema de check-in”, explica. A companhia lamenta os inconvenientes causados a seus clientes e informa que tem prestado todas as informações solicitadas pelas autoridades, como de costume.

Continua após a publicidade
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

A melhor notícia da Black Friday

Assine VEJA pelo melhor preço do ano!

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana

a partir de R$ 1,00/semana*
(Melhor oferta do ano!)

ou

BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

a partir de R$ 29,90/mês
(Melhor oferta do ano!)

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas. Acervos disponíveis a partir de dezembro de 2023.
*Pagamento único anual de R$52, equivalente a R$1 por semana.