Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Burger King vende menos, mas lucra mais no 1º tri

Lucro subiu 150%, enquanto queda nas vendas foi de 1,4%; resultado foi impulsionado pelas operações de franquias

A rede de fast food Burger King divulgou nesta sexta-feira que registrou lucro líquido de 35,8 milhões de dólares no primeiro trimestre, 150% mais que os 14,3 milhões de dólares ganhos no mesmo período de 2012. O resultado é referente às operações do Burger King em todo mundo.

Apesar da melhora nos resultados, as vendas globais tiveram queda de 1,4%. Já a receita da companhia recuou 42,5% para 326,7 milhões de dólares. Há um ano, o faturamento havia sido de 569,9 milhões de dólares.

O fundo de private equity 3G Capital, sediado em Nova York e controlado pelos brasileiros Jorge Paulo Lemann, Carlos Alberto Sicupira e Marcel Telles, ainda é o principal acionista da rede. “Também tivemos um crescimento do lucro por ação de 49% no trimestre, apesar de o cenário econômico desafiador e competitivo, que resultou na queda das vendas”, disse Bernardo Hees, presidente da rede.

Apesar da queda nas vendas, a empresa conseguiu aumentar a rentabilidade por meio de sua operação de franquias. Cerca de 60% da receita da rede vem de lojas franqueadas, um aumento de mais de 100% em relação ao mesmo período do ano passado. As franquias também permitiram que a rede cortasse despesas com lojas próprias. A diminuição de gastos foi de cerca de 50% em um ano.

“Além disso, anunciamos o aumento do nosso dividendo em 20% e iniciamos um programa de recompra de ações de 200 milhões de dólares, demonstrando nossa perspectiva positiva para o longo prazo e nosso compromisso de dar retorno aos acionistas”, afirmou o executivo.

Há duas semanas, Hees anunciou que vai deixar a presidência do Burger King em julho para assumir a Heinz, empresa de alimentos adquirida pela 3G Capital e pelo bilionário norte-americano Warren Buffett por 28 bilhões de dólares. Em seu lugar, assumirá Daniel Schwartz, de 31 anos, atual diretor financeiro da rede

Leia também:

Burger King mantém planos de expansão no Brasil

Buffett e Lemann compram fabricante de alimentos Heinz

Brasileiro que comanda Burger King assumirá a Heinz

McDonald’s lucra US$ 1,4 bilhão no 4º trimestre