Burger King vai operar na Índia – com ou sem carne bovina?
Rede fast food afirma ainda não ter decidido, mas se seguir rivais como o McDonald's, irá adaptar menu aos costumes e paladar do país de maioria hindu
O Burger King anunciou nesta terça-feira que formou uma joint venture com o Everstone Group e começará a operar na Índia, apesar de ainda não ter decidido quantas lojas abrirá no país ou se venderá hambúrgueres de carne bovina e de porco na nação de maioria hindu, que também possui significativa presença muçulmana.
A Índia representa uma grande oportunidade para o Burger King, em campanha para atrair consumidores para além de sua base de jovens adultos. Os Estados Unidos e o Canadá continuam como os principais mercados da rede de alimentos fast food, com mais de 7 400 restaurantes entre os mais de 13 000 ao redor do mundo. A Ásia, porém, é a região menos concentra lojas, cerca de 1 100.
O mercado indiano tem se mostrado atrativo para redes de fast food devido à grande população jovem, tipicamente mais aberta a novos tipos de alimentos, especialmente se eles forem relativamente baratos. Outras redes, como o McDonald’s, o KFC, o Taco Bell e a Domino’s Pizza, já entraram no país.
O McDonald’s, na Índia desde 1996, tem mais de 300 restaurantes e se adaptou aos costumes locais, deixando de vender sanduíches de carne de vaca e de porco. Especialmente para atender os costumes locais, a rede criou o McVeggie, sanduíche vegetariano – uma característica de mais de 70% do menu dos restaurantes da empresa no país.
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Ano passado, a Starbucks também entrou na Índia através de uma joint venture com o conglomerado indiano Tata Group. Também em 2012, outra companhia do ramo, a Dunkin’ Brands Group – dona da Dunkin’ Donuts – abriu a primeira loja no país em conjunto com um parceiro local.
(Com Estadão Conteúdo)