Buffett investe em jornais impressos nos EUA

Impávido ante as previsões sobre a morte iminente dos jornais impressos, o multimilionário americano Warren Buffett está investindo seu dinheiro nessa indústria, tida como fadada ao fracasso por muitos.
No ano passado, Buffett, o terceiro homem mais rico do planeta, depositou cerca de 300 milhões de dólares nessa indústria, que muitos consideram condenada.
A holding de Buffet, Berkshire Hathaway, comprou no final do ano passado o jornal da cidade de onde o magnata é oriundo, o Omaha World-Herald (Nebraska, centro), em uma operação de 200 milhões de dólares, que muitos classificaram como um impulso sentimental.
No mês passado, o investidor comprou por 142 milhões de dólares o Media General, uma rede de 63 jornais.
O milionário gastou outros 2 milhões de dólares na Lee Enterprises, proprietária do St. Louis Post Dispatch e do Arizona Daily Sun. Isso além de outras holdings, incluindo The Buffalo News e uma parte do The Washington Post Co.
“Creio que os diários que cobrem de maneira intensiva suas comunidades terão um bom futuro”, disse Buffett em uma mensagem no mês passado a seus empregados nos jornais.
Buffett afirmou ainda que o Berkshire “provavelmente comprará mais jornais nos próximos anos” e que favorecerá aos “povos e cidadãos com um forte sentido de comunidade”.
Os investimentos acontecem em meio a pessimistas previsões sobre o futuro da indústria do jornalismo impresso, golpeada por fortes quedas de circulação e na publicidade, com o advento do jornalismo online.
Uma análise do início do mês feita pela agência de classificação de risco, Moody’s, classificou a indústria dos jornais impressos nos EUA com perspectiva “negativa”.
“Apesar de os jornais tentarem se capitalizar através de iniciativas digitais, é pouco provável que os ganhos sejam suficientes para compensar as perdas”, disse John Puchalla, analista da Moody’s.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
MELHOR
OFERTA
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet. Edições de Veja liberadas no App de maneira imediata.
30% de desconto
1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)