Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

BTG Pactual lança maior fundo de investimentos destinado à África

O banco de investimentos BTG Pactual, o principal do ramo no Brasil, lançou nesta quinta-feira um fundo de investimentos com capitais brasileiros de 1 bilhão de dólares destinado à África, que será o maior do mundo para esse continente, anunciou seu presidente, André Esteves.

“Este será o maior fundo arrecadado no Brasil com um foco específico no continente africano. A criação deste ‘private equity’ é uma demonstração da enorme confiança e da afinidade que o Brasil tem com esta região do mundo”, anunciou Esteves em um seminário sobre oportunidades de investimento na África, realizado no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social do Brasil (BNDES, estatal).

O anúncio foi comemorado por africanos e brasileiros no auditório do BNDES.

“Este anúncio é extremamente importante. O fundo de investimento que o acompanha é o Helios, com 900 milhões de dólares. (…) O fato de o maior fundo de investimentos na África ser criado pelo Brasil é saudável, corajoso e demonstra conhecimento do risco”, disse Carlos Lopes, da Guiné-Bissau, secretário-geral adjunto da ONU e nomeado secretário executivo da Comissão Econômica da ONU para a África.

Esteves lembrou alguns bons números macroeconômicos do continente: sua dívida pública foi reduzida de 90% a 59% do PIB, abaixo da média dos países em desenvolvimento (próximo de 100%) e a inflação média é de 8%, abaixo das de Rússia e Índia.

“Alcançamos um nível em que nos sentimos confortáveis para ampliar os investimentos na África”, que se centrarão em infraestrutura, energia e agricultura, afirmou.

Esteves, um matemático e multimilionário de 43 anos com uma fortuna de 3 bilhões de dólares, segundo a revista Forbes, espera que o fundo alcance sua máxima captação dentro de seis meses a um ano.

O BTG Pactual captou 1,9 bilhão de dólares na semana passada em uma bem sucedida operação de abertura de capital, a primeira de um banco de investimentos no Brasil.