Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Bruxelas não tem notícias de pedido de ajuda da Espanha

A Comissão Europeia “não tem notícias de uma solicitação de ajuda financeira pela Espanha”, afirmou nesta sexta-feira um porta-voz em Bruxelas.

“Se chegar uma solicitação assim, os instrumentos apropriados estarão preparados, prontos para ser utilizados”, disse Amadeu Altafaj, em referência ao fundo de ajuda da Eurozona, o Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF), “que estabelece um procedimento claro”.

Interrogado sobre as informações da imprensa que anunciavam uma reunião telefônica neste fim de semana de ministros das Finanças da Eurozona, o Eurogrupo, Altafaj disse: “não posso confirmar”.

O ministério da Economia espanhol disse nesta sexta-feira, por sua vez, que “não está ciente” de uma possível conferência telefônica do Eurogrupo neste fim de semana.

“Não temos notícias de uma solicitação de ajuda financeira pela Espanha, razão pela qual não se pode especular”, disse, embora não tenha desmentido que esta reunião será realizada.

“As autoridades espanholas se comprometeram a realizar uma avaliação clara e sólida da situação do setor bancário, de suas fraquezas e, em função disso, um plano de reestruturação pode ser acompanhado de uma solicitação de recapitalização de algumas entidades”, acrescentou Altafaj.

“Em seguida, refletiremos com as autoridades espanholas”, disse.

“Mas atualmente não há solicitação, estão sendo elaborados estudos com empresas privadas independentes, e é importante ter isto claro caso seja decidido e aplicado um plano com ou sem apoio europeu”, concluiu Altafaj.