Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Brussels Airlines repassa pagamento de taxa por emissão de CO2 a passageiros

Por Da Redação 5 jan 2012, 08h33

Bruxelas, 5 jan (EFE).- A companhia Brussels Airlines incluirá a partir desta quinta-feira no preço das passagens o pagamento da taxa de poluição que as empresas aéreas devem assumir após a entrada da aviação no sistema europeu de comércio de emissões.

A medida elevará o preço em 3 euros dos voos dentro da União Europeia (UE) e em 10 euros os intercontinentais. A iniciativa da companhia é baseada em outras empresas aéreas do grupo Lufthansa, ao qual a Brussels Airlines pertence, informou a Agência ‘Belga’.

Desde o dia 1º de janeiro de 2012, as companhias aéreas cujas aeronaves decolem ou aterrissem em aeroportos da UE serão obrigadas a pagar pelo dióxido de carbono (CO2) emitido por seus aviões.

Com base no sistema, as companhias aéreas receberão anualmente um número de permissão de emissões baseado na média das que produziram entre 2004 e 2006.

Se esse limite for ultrapassado, as empresas terão de comprar novos direitos restantes da indústria e de outras companhias ou pagar multas.

A Comissão Europeia fixou em 213 milhões de toneladas de dióxido de carbono o limite para os direitos de emissão que a aviação receberá em 2012.

Pelos cálculos de Bruxelas, atualmente as emissões da aviação representam 3% dos gases do efeito estufa gerados no total pela UE.

A entrada da aviação no sistema de comércio de emissões, o mais importante do mundo com 12 mil instalações industriais inscritas, já estava prevista no conjunto de medidas de clima e energia aprovado pela UE em 2008. EFE

Continua após a publicidade
Publicidade