Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Brics ‘determinados a acelerar reformas’ para crescimento

Em encontro em Washington, os ministros da economia do bloco declararam-se prontos a fornecer recursos para ajudar a sanar a crise internacional

Para Mantega, que representou o Brasil, os países europeus demoram para encontrar soluções

Os países emergentes que compõem o grupo dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), afirmaram nesta quinta-feira que estão “determinados a acelerar as reformas estruturais para sustentar um crescimento forte”, em uma declaração conjunta ao término de sua reunião em Washington.

Os ministros da economia do bloco, que participaram do encontro, declararam-se prontos para, se preciso, fornecer apoio via Fundo Monetário Internacinal (FMI) ou outras instituições financeiras internacionais, para enfrentar os desafios à estabilidade financeira mundial.

“A União Europeia é o atual epicentro da crise mundial e seus dirigentes devem atuar rapidamente para resolvê-la”, declarou nesta quinta-feira em Washington o ministro brasileiro da Fazenda, Guido Mantega, após uma reunião extraordinária com outros países emergentes. “Os países europeus demoram para encontrar soluções”, emendou Mantega.

(com Agence France-Presse)