Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

BRF vai construir fábrica nos Emirados Árabes

Empresa brasileira investirá 120 milhões de dólares na unidade do Oriente Médio

A BRF Brasil Foods anunciou nesta quinta-feira que vai construir uma fábrica de alimentos processados no Oriente Médio, nos Emirados Árabes Unidos. A unidade será a quarta da companhia no exterior, além das fábricas da Holanda, Inglaterra e Argentina.

Os investimentos serão de 120 milhões de dólares, totalmente custeados com recursos próprios, que serão aplicados em duas etapas: 95 milhões de dólares na primeira fase, que termina em 2012, e os restantes 25 milhões de dólares na segunda fase, até 2017, quando a operação chega a sua total capacidade.

“Conseguiremos consolidar nossa posição de liderança no Oriente Médio e fortaleceremos nossas marcas com produção local de processados. A ideia é exportar do Brasil matérias-primas semi-acabadas ou acabadas que serão processadas na fábrica”, disse o presidente da companhia, Jose Antonio do Prado Fay, em entrevista à imprensa. “O mercado ainda é incipiente ante o Brasil, mas é uma região que tem um potencial grande crescimento de demanda da proteína”, completou.o executivo.

A fábrica terá capacidade de produção de cerca de 80 mil toneladas por ano, quando atingir a plena capacidade em 2017. O início das operações está previsto para o final de 2012. Serão fabricados na unidade produtos empanados, hambúrgueres, pizzas, industrializados e marinados.

Hoje, o Oriente Médio representa 31,8% das exportações da BRF e a marcas que serão vendidas são as que já chegam aos consumidores locais via exportações, como Sadia e Perdix. “O projeto está pronto e estamos discutindo com o governo local onde será instalada a fábrica, eu pode ser em Dubai ou Abu Dhabi”, disse Fay, que informou que não será realizado processamento de produtos para terceiros. Quando estiver a plena capacidade, a fábrica representará 60% a 70% do volume vendido na região.

(com Agência Estado)