Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

BRF compra Avex e Grupo Dánica, da Argentina

Investimento total para aquisições será de cerca de150 milhões de dólares

A BRF Brasil Foods informou nesta segunda-feira por meio de um comunicado que adquiriu, através de sua subsidiária na Argentina, o controle societário da Empresa Avex e, por intermédio desta última, incorporou as empresas Flora Dánica, Flora San Luis e GB Dan (Grupo Dánica), ambas sediadas naquele país.

Conforme o comunicado, assinado por Leopoldo Viriato Saboya, diretor vice-presidente de Finanças, Administração e Relações com Investidores da BRF, os investimentos totais para as aquisições serão de aproximadamente 150 milhões de dólares, sendo que a BRF terá a participação de dois terços e os sócios locais com um terço. A empresa utilizará recursos próprios nas aquisições. A Avex terá um acordo de acionistas, que determinará a forma de gestão da empresa.

“Em linha com o plano estratégico de internacionalização da BRF, estas aquisições têm como objetivo o fortalecimento das marcas BRF no Mercosul, com ampliação de portfólio de produtos, acesso ao mercado local e ampliação da plataforma de exportação”, diz o comunicado.

De acordo com a companhia brasileira, o Grupo Dánica possui ampla estrutura de distribuição para produtos secos e refrigerados, o que permitirá o complemento da estrutura de vendas e distribuição da BRF, além da exportação de produtos para o Cone Sul e desenvolvimento de produtos para food service. A empresa é líder local no mercado de margarinas (62%) e vice líder na produção de molhos (20%).

Localizado em Buenos Aires, o Grupo Dánica opera com as seguintes principais marcas: Dánica, Manterina, Vegetalina, Danifesta e Primor. Em 2011, faturou 122,7 milhões de dólares, atingindo vendas de 68,3 mil toneladas, com 689 funcionários. Já a Avex é uma empresa localizada em Rio Cuarto, Córdoba, produtora de frangos inteiros, cortes, resfriados e congelados. Em 2010, segundo a BRF, faturou 66,8 milhões de dólares, sendo 70% das vendas concentradas no mercado interno, atingindo vendas de 41,5 mil toneladas e contando com 494 funcionários. “Em termos de mercado, a Avex é o sexto maior player local de frango, com 4% de market share, na Argentina”, diz o comunicado.

Atualmente, a BRF atua no mercado da Argentina com exportações de produtos processados e in natura, especialmente da marca Sadia, atingindo os distribuidores e, especialmente, a região de Buenos Aires. “O projeto Mercosul trará oportunidade para a BRF consolidar-se como player na América Latina, com fortalecimento da marca, acesso a clientes locais, ampliação da estrutura de distribuição e da base competitiva para exportação”, acrescenta a companhia.

(com Agência Estado)