Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

BRF anuncia destituição de CEO global; leia carta de Abilio Diniz

Grupo ainda não escolheu um nome para substituir o presidente global

Por Da redação
Atualizado em 31 ago 2017, 21h26 - Publicado em 31 ago 2017, 19h17

A BRF, dona das marcas Sadia e Perdigão, anunciou nesta quinta-feira a saída de Pedro Faria do cargo de CEO global da companhia. Ainda não foi indicado um nome para substituí-lo.

“A BRF está em processo de recrutamento do novo CEO global, cujo nome será anunciado oportunamente”, informa o grupo.

Segundo a companhia, Faria participará do processo de transição para a nova gestão e continua na liderança até 31 de dezembro de 2017. Faria ingressou na BRF em 2011, ocupando primeiro o cargo de CEO internacional e desde 2015 o de CEO global.

Em carta, o presidente do conselho de administração da BRF, Abilio Diniz, diz que o ciclo iniciado por ele em 2013 acabou e que agora é tempo de renovação.

Continua após a publicidade

“A BRF tem tudo para dar um grande salto. Para tanto, precisa de renovação da sua liderança. Assim, com as iniciativas, planos e projetos já bem encaminhados, eu, Pedro e o conselho de administração consideramos, conjuntamente, que o momento de contribuição valorosa do Pedro à BRF como CEO está concluído”, afirma Abílio.

No documento, o executivo cita problemas que a empresa enfrentou em 2017, como a Operação Carne Fraca. “Com muito trabalho, começamos a nos recuperar e a apresentar resultados melhores neste ano até sermos surpreendidos pelo episódio da Carne Fraca, que abalou todo o setor e trouxe desafios inclusive no mercado internacional.”

Continua após a publicidade

Segundo ele, a BRF saiu fortalecida do episódio. “Os reflexos desse novo momento já podem ser sentidos neste segundo semestre, com previsão de resultados mais favoráveis para o futuro, no qual a companhia certamente será o que nós desejamos para ela.”

Leia abaixo a íntegra da carta de Abílio Diniz:

“Quando eu cheguei à BRF, em abril de 2013, sabia que poderia contar com o talento e a experiência do Pedro Faria. Em todos esses anos em que trabalhamos juntos, ele correspondeu e muitas vezes superou minhas expectativas. Ele esteve ao meu lado no primeiro “Steering Committee”, no Conselho de Administração, no Plano de Cem Dias, no Plano de Reestruturação e, mais tarde, se destacou como CEO Internacional.

Continua após a publicidade

Durante essa bem-sucedida trajetória, Pedro realizou um relevante trabalho. Sob seu comando, a BRF reorganizou sua atuação internacional para alcançar o status que estabelecemos como meta: ser uma empresa global de alimentos e não apenas a maior exportadora de frango do mundo. Em pouco tempo, tivemos um grande sucesso, e fomos capazes de dobrar o valor de mercado da empresa.

No começo de 2015, Pedro se tornou CEO Global e nossos planos corriam como esperado. Mas, no final daquele ano, a conjuntura começou a mudar radicalmente. O ciclo se inverteu e passamos a conviver com um cenário muito mais desfavorável e desafiador.

Entramos em 2016 sob o que chamamos de uma “tempestade perfeita”. O preço dos grãos no Brasil subiu a patamares extraordinários enquanto o preço das commodities no mercado internacional caía significativamente. Enfrentamos dificuldades nas exportações e passamos a conviver com um mercado brasileiro em forte retração. Tudo isso aconteceu em meio a uma elevada volatilidade do câmbio, que também afetou muito nossas operações no exterior. Essa combinação de fatores negativos nos levou a uma grande decepção com os resultados da BRF.

Continua após a publicidade

Entramos em 2017 com muita energia e com muita confiança. Para corrigir os erros internos criamos o segundo “Steering Committee”. Passamos a contar com um ciclo mais favorável, apesar de o consumo doméstico seguir baixo e o mercado internacional, relutante. Com muito trabalho, começamos a nos recuperar e a apresentar resultados melhores neste ano até sermos surpreendidos pelo episódio da Carne Fraca, que abalou todo o setor e trouxe desafios inclusive no mercado internacional.

Ao enfrentar o problema com seriedade, transparência e agilidade conseguimos nos recuperar rapidamente. Podemos dizer que também estamos superando esse episódio, do qual saímos ainda mais fortalecidos. Os reflexos desse novo momento já podem ser sentidos neste segundo semestre, com previsão de resultados mais favoráveis para o futuro, no qual a companhia certamente será o que nós desejamos para ela.

Apesar de tudo isso, consideramos que o ciclo iniciado em abril de 2013 está se encerrando agora. A BRF tem tudo para dar um grande salto. Para tanto, precisa de renovação da sua liderança. Assim, com as iniciativas, planos e projetos já bem encaminhados, eu, Pedro e o Conselho de Administração consideramos, conjuntamente, que o momento de contribuição valorosa do Pedro à BRF como CEO está concluído.

Continua após a publicidade

Partimos agora para uma transição em que vamos buscar um novo CEO para a companhia. Enquanto não apontamos o novo executivo, Pedro seguirá firme no comando da BRF e vai realizar uma transição completa, tranquila e sem sobressaltos, como se espera em uma empresa com o porte e a reputação da BRF.

Tenho muito orgulho de todo o trabalho feito até aqui sob a liderança do Conselho e dos Comitês e continuo muito confiante no futuro da BRF e na condução do Pedro e do time de executivos nesse momento de transição, com toda a competência que já conhecemos.

Não quero aqui repetir chavões de agradecimentos protocolares ao Pedro. Ele é mais que um excelente companheiro de trabalho. Ele é um amigo e uma pessoa admirável, que contará sempre com meu respeito e reconhecimento. Espero que ele possa nos próximos anos continuar apoiando a BRF e o seu Conselho com todo conhecimento e experiência que possui.

Conto com a participação e liderança de todos os executivos da companhia nesse momento de transição, respeitando e apoiando a liderança do Pedro, bem como acolhendo a entrada do novo CEO até 31/12/2017.

Muito obrigado, Pedro. E conte conosco como nós contamos com você.”

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.