Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Brasileiro Roberto Azevêdo anuncia sua equipe na OMC

Diplomata assume posto no próximo dia 1º

O diretor eleito da Organização Mundial do Comércio (OMC), o brasileiro Roberto Azevêdo, anunciou neste sábado os nomes de seus quatro diretores adjuntos, em comunicado do organismo. Escolhido em maio para a chefia da organização, ele deve iniciar seu mandato no dia 1º de setembro,

A equipe de Azevêdo é integrada pelo chinês Yi Xiaozhun, o alemão Karl-Ernst Brauner, o nigeriano Yonov Frederick Agah e o americano David Shark. “Fico feliz que essas pessoas excepcionais estejam se unindo a mim na OMC. Contribuirão de forma vital para promover os objetivos da organização neste momento chave”, afirmou Azevêdo.

Leia também:

Azevêdo terá o mandato mais difícil da história da OMC

EUA apoiarão Azevêdo na revitalização da OMC

Yi é um experiente alto funcionário do ministério do Comércio da China, que trabalha em questões relacionadas com o comércio internacional desde a década de 1980. Ele é embaixador de Pequim na OMC desde 2011.

Brauner é alto funcionário do Departamento Federal de Economia e Tecnologia. Foi representante da Alemanha no Comitê de Política Comercial em Bruxelas durante os últimos 12 anos e atua na OMC desde o início do Programa de Doha para o Desenvolvimento.

Agah trabalhou nas questões de comércio internacional no ministério da Indústria, Comércio e Investimentos a partir dos anos 90 e é embaixador da Nigéria na OMC desde 2005.

O americano David Shark ocupa o posto de representante permanente adjunto dos Estados Unidos na OMC desde 2000.

(Com Agência France-Presse)