Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Brasileiro Issao Mizoguchi é nomeado chefe de operações da Honda na América do Sul

Montadora também apontou, pela primeira vez, uma mulher para o conselho de diretores da empresa

A Honda Motor apontou, nesta segunda-feira, o brasileiro Issao Mizoguchi para chefiar as operações da montadora japonesa na América do Sul. Com a nomeação, Mizoguchi, que atualmente é vice-presidente de operações da companhia na América do Sul e presidente da Moto Honda da Amazônia, se tornará o primeiro executivo brasileiro a assumir a liderança das operações da empresa em um de seus seis blocos de negócios.

Leia também:

Venda de veículos perde fôlego e pode afetar crescimento da economia

Lucro maior da Ford nos EUA minimiza perdas de Europa e América do Sul

Toyota é a maior montadora do mundo pelo segundo ano consecutivo

Nesta segunda-feira, a Honda também indicou, pela primeira vez, uma mulher para seu conselho de diretores. A professora do Instituto de Tecnologia de Shibaura, Hideko Kunii, assumirá um dos cargos de diretoria do conselho, destinados aos profissionais que não possuem posto executivo na montadora. As mudanças serão válidas a partir de 1º de abril.

Grandes empresas japonesas estão sob pressão para diversificar suas diretorias e melhorar a governança, gerenciamento de risco e perspectiva global. Tradicionalmente, as empresas do país nomeiam para suas diretorias e conselhos homens que fizeram carreiras dentro das próprias companhias.

(com agência Reuters)