Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Brasil “rouba empregos” dos EUA, disse Trump em 2015

Em pelo menos duas ocasiões ao longo de sua campanha, presidente americano eleito acusou o país de "se aproveitar" dos americanos

O Brasil é um dos países que “roubam” empregos dos Estados Unidos, disse em 2015 o agora presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump. Em entrevista ao canal CBS em novembro do ano passado, o republicano colocou os brasileiros entre os responsáveis pela “exportação de postos de trabalho” gerada pela abertura comercial americana.

“Olhem a quantidade de desperdício, fraudes e abusos que temos. É incrível”, declarou Trump na ocasião. Ele disse que, se eleito, iria recuperar os empregos “roubados” por China, Japão, Índia e Brasil.

Um mês antes, o futuro presidente americano já havia “acusado” o Brasil de “se aproveitar” dos EUA, colocando o país na mesma lista de China e México. Trump era então apenas pré-candidato à Presidência, disputando o direito de ser o candidato do Partido Republicano à Presidência.

Como foi comum ao longo de sua campanha, Trump fez as declarações sem apresentar dados concretos para referendá-las. Os EUA são, de fato, o segundo maior destino das exportações brasileiras, atrás apenas da China, mas, na balança comercial, o saldo é amplamente favorável aos americanos. O superávit comercial dos Estados Unidos nas trocas comerciais com o Brasil é de 4 bilhões de dólares. Em outras palavras, empregos que existem nos Estados Unidos fazem com que o país venda ao Brasil 4 bilhões de dólares a mais que os empregos brasileiros que geram as exportações aos americanos.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Edelcio Sereno

    nunca torci tanto para um candidato quanto para o Trump. Tudo de ruim para o povo norte americano é pouco.

    Curtir

  2. Sidnei Luis Reinert

    OLAVO DE CARVALHO TEVE RAZÃO NOVAMENTE! CHUPA ESQUERDISTAS!

    Curtir

  3. Alberto Ahrens

    E O QUE É NAO ROUBADO DA GENTE PELOS “norte americanos” ? CHORONAS!!!
    Mudanças sao saudavel….vamos ver a onde caigan os “norte americanos” Merecem esta malvado porque ele é a cara tipico americano. Vivi ai 51 anos….sei o que estou falando.

    Curtir

  4. Juliana Rostch

    Eu acho que o Trump esta correto, tem mesmo que defender os americanos e nao os brasileiros, lugar de brasileiro nao ‘e no pais dos outros nao, ‘e no Brasil, tomara que o Trump mande todos os ilegais pra casa e que os americanos tenha o que ‘e dele por direito, brasileiros roubam sim as oportunidades que pertence aos americanos, nao vou defender brasileiro nao, estao errados e conto com Trump pra por ordem la nos USA e aqui no Brasil cada um que conquiste o seu.

    Curtir