Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Brasil registra recorde de produção de petróleo em janeiro–ANP

SÃO PAULO, 5 Mar (Reuters) – O Brasil registrou um recorde de produção de petróleo em janeiro, atingindo 2,23 milhões de barris em média por dia, alta de 5,1 por cento ante o mesmo mês de 2011, segundo relatório da Agência Nacional do Petróleo (ANP) divulgado nesta segunda-feira.

Em relação a dezembro passado, a alta foi de 0,8 por cento.

Já a produção de gás natural foi de 71,1 milhões de metros cúbicos (m³/d), 7,3 por cento a mais que o mesmo período do ano anterior e 0,3 por cento contra dezembro.

A produção média de petróleo e gás natural no Brasil foi de aproximadamente 2,67 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d), informou o relatório.

Dentre os campos em operação, o Marlim Sul, da Petrobras ,registrou a maior produção tanto de petróleo quanto de gás natural, com um aumento de 53,7 mil boe/d ante dezembro.

Os poços ligados à plataforma P-56 representam 89 por cento deste crescimento, disse a ANP.

De maneira geral, os campos de petróleo operados pela Petrobras respondem por 91,6 por cento da produção de petróleo e gás no país.

Cerca de 92 por cento da produção de petróleo e 76 por cento da produção de gás natural do Brasil foram extraídos de campos marítimos.

PRÉ-SAL

A produção do pré-sal em janeiro foi de 152,3 mil barris de petróleo por dia. O volume é cerca de 9 por cento a menos que em dezembro de 2011, devido ao fim de testes de produção em poço no campo de Jubarte.

Dos oito poços produtores de reservatórios do pré-sal, sete estão entre os 30 poços com maior produção total, em barris de óleo equivalente(Reportagem de Patrícia Monteiro, edição de Leila Coimbra)