Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Brasil produz mais petróleo em abril, mas tem resultado inferior ao de 2012

Foi o primeiro aumento na produção neste ano; no entanto, em relação ao mesmo mês do ano passado, houve queda de 4,9%

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgou nesta terça-feira o boletim da produção nacional de petróleo e gás natural, com dados referentes a abril de 2013. De acordo com o levantamento, o Brasil produziu 2,393 milhões de barris de óleo equivalente por dia. O volume é 3,8% maior que o registrado em março. Com relação ao mesmo mês do ano passado, no entanto, a produção caiu 4,9%.

Foi a primeira vez em 2013 que o país cresceu sua produção mensal em comparação ao período imediatamente anterior. A produção de petróleo no Brasil foi de aproximadamente 1,923 milhão de barris por dia e a de gás, de 74,7 milhões de metros cúbicos por dia.

Infográfico: o desafio do pré-sal brasileiro

A quantidade de gás natural produzida em abril, por outro lado, caiu 3,3% ante março. Contudo, esse montante representa uma expansão de 14,4% em relação a abril de 2012.

O Campo de Marlim Sul, na Bacia de Campos, foi o de maior produção de petróleo e de gás natural, com uma média de 332,9 mil barris de óleo equivalente produzidos por dia. Em abril, começaram as operações dos campos de Barrinha Sudoeste e Tiziu, ambos localizados na Bacia Potiguar, e Jacutinga Norte, na Bacia do Espírito Santo, todos operados pela Petrobras.

Leia também:

Produção de petróleo caiu 4,9% no ano passado

Opep: produção de petróleo no Brasil deve desacelerar

Leilão de campos de petróleo arrecada valor recorde de R$ 2,8 bi

(com Estadão Conteúdo)