Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Brasil fecha 2012 novamente como o 4º maior mercado de carros

Líder global em vendas de automóveis é a China, que ultrapassou a marca dos 16 milhões em 2012, seguida dos EUA e Japão, em terceiro lugar

Por Da Redação
20 fev 2013, 21h10

O Brasil fechou 2012 em quarto lugar no ranking de maiores mercados de automóveis do mundo, aponta um estudo da consultoria de mercados automotivos Jato Dynamics. A posição é a mesma que o país obteve no fim de 2011. Ao longo do ano passado, o Brasil oscilou algumas posições para baixo, mas conseguiu garantir a mesma posição após crescimento de 6,1% na venda de veículos, atingindo a marca de 3,6 milhões.

A líder global em vendas de automóveis é a China, que terminou 2012 com crescimento de 7,4% na comparação com 2011, ultrapassando a marca de 16 milhões. Na sequência apareceram os Estados Unidos, com aumento de 13,4%, vendendo mais de 12 milhões de carros. O Japão ficou em terceiro lugar, com alta nas vendas de 27,6% e 5 milhões de unidades vendidas. Os dados chineses incluem apenas veículos de passeio. Para os demais países, os números englobam carros e comerciais leves.

Leia também:

Vendas de automóveis e comerciais leves crescem 17,5%

Continua após a publicidade

Produção de motocicletas no Brasil caiu 20,9% em 2012

O ranking dos modelos mais vendidos de 2012

A Alemanha teve queda de 3,1% nas vendas, mas se manteve na quinta colocação, com 3,2 milhões de carros vendidos. A Índia fechou 2012 com aumento de 10,4%, sexto lugar, e 3,09 milhões. A Rússia e a Grã Bretanha, na sétima e oitava colocação, registraram crescimento de 10,6% e 3,8%, respectivamente. Rússia vendeu 2,9 milhões e a Índia, 2,2 milhões.

Continua após a publicidade

Assim como a Alemanha, a França apresentou queda significativa nas vendas em 2012, de 13,3%, em relação a 2011, passando da oitava para a nona posição, com 2,2 milhões de carros. O Canadá ultrapassou a Itália e encerrou o ano entre os dez maiores mercados, com crescimento de 5,7%, somando 1,6 milhão.

Marcas – A Toyota ultrapassou a Volkswagen e encerrou 2012 na liderança em vendas com crescimento de 24,1% em comparação com o ano anterior. A marca japonesa vendeu 6,3 milhões de carros. A Volkswagen ficou em segundo lugar também, com alta de 11,1% nas vendas (5,6 milhões). A Ford e a Chevrolet mantiveram a terceira e quarta posição com 1,7% (4,8 milhões) e 5,5% (4,2 milhões) de aumento nas vendas, respectivamente. Completaram o ranking das dez maiores Nissan (6,2%), Hyundai (6,6%), Honda (25,2%), Kia (8,8%), Fiat (-3,4%) e Renault (-6,8%).

(com Estadão Conteúdo)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.