Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Brasil diz que embargo russo à carne nacional está para acabar

Por Da Redação 30 mar 2012, 16h16

Brasília, 30 mar (EFE).- O ministro da Agricultura, Jorge Mendes Ribeiro, anunciou nesta sexta-feira que o embargo que a Rússia aplica para grande parte das exportações de carne nacional ‘está chegando ao fim’, informaram fontes oficiais.

Ribeiro, que se reuniu em Moscou com sua colega, Yelena Skrynnik, disse que a Rússia aceitou negociar o fim do embargo na semana que vem durante uma visita técnica de inspetores russos à Argentina, segundo declarações do ministro publicadas pela ‘Agência Brasil’.

‘Estou muito otimista com a reunião técnica da segunda-feira em Buenos Aires entre os Governos brasileiro e russo para avaliar as unidades brasileiras. Isto está chegando ao fim’, afirmou Mendes Ribeiro.

A Rússia vetou em junho do ano passado a importação de carne de 89 empresas dos estados de Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Paraná, três dos principais produtores do país.

As autoridades russas argumentaram que a medida se deve a que foram detectadas várias deficiências no funcionamento dos serviços veterinários do Brasil.

Após o veto a estas empresas, as exportações de carne para a Rússia caíram 19,45% em 2011, para 237.500 toneladas, segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec).

O Brasil é um dos principais provedores de carne para a Rússia com 45% de bovina, 35% de suína, e 19% de aves importadas pelo país europeu, segundo dados do Instituto de Marketing Agrícola da Rússia. EFE

mp/ma

Continua após a publicidade
Publicidade