Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Brasil deve participar de mais leilões de estatais europeias, diz Mercadante

O ministro da Ciência e Tecnologia anunciou que o BNDES está disposto a apoiar empresas que queiram realizar aquisições internacionais

O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, anunciou nesta quarta-feira que o Brasil tem interesse em aumentar sua participação nos leilões de estatais europeias que devem acontecer em breve em Portugal, Espanha, Itália, entre outros. “A Europa promoverá importantes programas de privatização e o Brasil tem que começar a investir nestas oportunidades”, disse o ministro durante o 6º Encontro Nacional da Indústria, em São Paulo.

De acordo com Mercadante, a Itália deve começar em breve um plano de privatização da ordem de 100 bilhões de euros, ao passo que a Espanha também deve privatizar algumas de suas empresas. Portugal, após o leilão de uma fatia do capital da Energias de Portugal (EDP), no qual a brasileira Eletrobras apresentou proposta, deve iniciar outros processos de venda.

“O Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) também está pronto para apoiar aquisições por parte de empresas brasileiras no exterior. O governo está disposto a ajudar empresas privadas que queiram entrar nestes processos”, emendou Mercadante.