Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Brasil contribui para alta da oferta de petróleo, diz AIE

Por Da Redação 10 nov 2011, 08h16

Por Daniela Milanese, correspondente

Londres – O Brasil contribuiu para o aumento da oferta mundial de petróleo em outubro, afirma a Agência Internacional de Energia (AIE), em relatório divulgado hoje. A produção global teve alta de 1 milhão de barris por dia, para 89,3 milhões no mês passado, na comparação com setembro, puxada pela recuperação da oferta dos países de fora da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).

Além da participação brasileira, a AIE destaca o aumento da produção na América do Norte e o fim da manutenção no Mar do Norte.

O Brasil produziu 2,2 milhões de barris por dia no terceiro trimestre, em média, uma alta de 20 mil em relação ao mesmo período do ano passado. A entidade estima que a produção brasileira subirá para 2,3 milhões de barris por dia no quarto trimestre para, depois, registrar alta de 6,5% em 2012.

A AIE lembra que o Senado aprovou recentemente as regras para a distribuição dos royalties do petróleo, o que representa novo passo rumo ao relançamento da rodada para exploração das novas reservas. Mas “potenciais processos judiciais de Estados produtores que podem perder receitas e diversas barreiras legislativas ainda podem colocar obstáculos para o plano”, diz o relatório da agência.

Continua após a publicidade
Publicidade