Brasil busca exploração mineral em águas profundas

Por Mariana Durão
Rio de Janeiro – O Brasil pode requerer ainda em 2012 o direito de exploração mineral em águas profundas fora dos limites de sua plataforma continental. A Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) encerra em fevereiro o mapeamento geológico básico da região denominada Elevado do Rio Grande, localizada a 1.500 quilômetros da costa, mais longe do que o pré-sal, localizado a 300 quilômetros, no oceano Atlântico Sul. Iniciado em 2010, o projeto estratégico do governo tem um orçamento de R$ 18 milhões para o período 2011-2012, que correspondem a cerca de 30% dos R$ 52 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) voltados à exploração marinha.
Até agora as amostras coletadas indicam a potencial presença de metais como cobalto, cobre, níquel, manganês, ouro e até as chamadas terras raras, utilizadas em equipamentos de indústrias de alta tecnologia. Fretado da holandesa Fugro, o navio da sexta expedição da primeira etapa de pesquisas de campo da CPRM desembarcou hoje no Porto de Niterói, no Rio, após 35 dias de viagem. A sétima e última expedição tem partida marcada para este domingo.
Segundo o chefe da Divisão de Geologia Marinha da CPRM, Kaiser Gonçalves de Souza, até julho serão definidas as áreas de maior interesse a serem detalhadas para uma possível exploração comercial. Por se tratar de águas internacionais, a atividade exploratória na região deverá ser requerida e liberada pela Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos (Isba).
Além do Brasil, países como a China, Alemanha e Rússia vêm desenvolvendo atividades na área. “A ideia é fazer essa solicitação o mais rápido possível. Esse é o pré-sal da mineração”, diz Souza. Caso obtenha a concessão da Isba, o País terá exclusividade para estudar a viabilidade comercial da região por 15 anos.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.