Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Brasil autoriza fusão da TAM com chilena LAN

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou nesta quarta-feira a fusão da TAM com a chilena LAN, permitindo a criação da LATAM, a maior empresa aérea da América Latina, informou a Agência Brasil.

O Cade impôs como condição para a fusão uma redução dos voos entre São Paulo e Santiago, para permitir a concorrência, e que a nova companhia escolha apenas uma aliança internacional, já que a TAM integra a Star Alliance e a LAN pertence à Oneworld.

TAM e LAN informaram em outubro passado que esperavam concretizar a criação do Grupo LATAM até o final do primeiro trimestre de 2012.

A fusão criará uma gigante multinacional com o valor estimado de 14,5 bilhões de dólares e 6% do transporte aéreo mundial.

A transação já foi autorizada pelas autoridades chilenas, onde o Tribunal de Defesa da Livre Concorrência (TDLC) impôs 11 condições, incluindo a redução de alguns voos para Lima.

TAM e LAN informaram em outubro que tentariam derrubar algumas das condições impostas pelo TDLC, mas que a decisão não afetaria o processo de fusão.