Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Bradesco lidera ranking de empresas com mais reclamações

A B2W, dos sites Americanas.com, Submarino e Shoptime, saltou da 21ª posição para a 2ª

O Bradesco aparece no topo da lista das empresas com maior número de reclamações feitas ao Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo. É o que mostra o levantamento com os dados consolidados de 2011, divulgado nesta quinta-feira, dia Internacional dos Direitos do Consumidor.

O Bradesco lidera a lista com 1.723 reclamações. Em segundo lugar, com 1.574 reclamações, aparece no ranking a B2W – empresa responsável pelos sites de e-commerce Americanas.com, Submarino e Shoptime, e que ficou perto de ter seus serviços suspensos pelo Procon-SP, na quarta-feira. Itaú Unibanco é o terceiro colocado, com 1.383, seguido por LG, com 1.164, e TIM, com 937 queixas.

A lista contém apenas reclamações fundamentadas, ou seja, demandas de consumidores que não foram solucionadas, sendo necessária a abertura de processo administrativo para serem trabalhadas pelo órgão junto aos fornecedores.

O Cadastro de Reclamações Fundamentadas em 2011 foi apresentado pela secretária da Justiça e da Defesa da Cidadania Estado de São Paulo, Eloisa de Sousa Arruda, e pelo diretor-executivo do Procon-SP, Paulo Arthur Lencioni Góes.

Confira a lista dos 20 primeiros colocados no ranking

Ranking geral de reclamações – 2011
PosIÇÃO EMPRESA RECLAMAÇÕES PosIÇÃO – 2010
BRADESCO 1723
B2W (AMERICANAS.COM/SUBMARINO/SHOPTIME) 1574 21º
ITAÚ 1383
LG 1164
TIM 937 13º
TELEFONICA 835
OI 806 11º
ELETROPAULO 801
CARREFOUR 746 15º
10º PANAMERICANO 716 20º
11º SANTANDER 617
12º BANCO DO BRASIL 601 17º
13º SAMSUNG 567
14º ELECTROLUX 557 27º
15º PONTO FRIO 550 24º
16º EMBRATEL 544 18º
17º CLARO 507
18º MICROCAMP 500 19º
19º NET 443 10º
20º CAIXA ECONOMICA FEDERAL 433 30º