Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

BP diz que altos preços do petróleo podem ameaçar o crescimento

DOHA, 6 de dezembro (Reuters) – A frágil recuperação econômica global poderá ser adversamente afetada pelos altos preços do petróleo, especialmente nos Estados Unidos, disse nesta terça-feira o presidente-executivo da BP, Bob Dudley.

Apesar da crescente ameaça de uma desaceleração profunda na Europa afetar a demanda por petróleo em todo o mundo, a commodity manteve-se acima de 100 dólares em grande parte de 2011, devido ao forte crescimento na Ásia e à instabilidade política em alguns países produtores.

A alta dos preços do petróleo agora pode afetar o crescimento econômico, disse Dudley para os executivos dos maiores produtores do mundo, reunidos no Catar.

“É importante, na atual situação de fragilidade da economia global, e acho que estamos caminhando para uma fronteira tênue”, disse ele no Congresso Mundial de Petróleo, realizado em Doha.

“É impossível dizer qual o preço que vai afetar a recuperação econômica, mas sabemos que algumas regiões serão mais atingidas”, disse o executivo, que disse que vê os Estados Unidos como os mais vulneráveis.

Dudley disse que uma desaceleração nos EUA, a maior economia e maior consumidor mundial de petróleo, certamente vai afetar a expansão global.

O Brent caminha para a sua média mais alta na história em 2011, apesar da turbulência na Europa pela crise da dívida.

(Reportagem de Daniel Fineren)