Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Bovespa supera 59 mil pontos pela primeira vez desde 2014

Valorização do petróleo no mercado internacional puxou para cima a cotação das ações da Petrobras, um dos principais destaques do dia

O Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, fechou em alta de 1,45% nesta segunda, a 59.145 pontos, seu maior patamar de fechamento desde 8 de setembro de 2014. A Bovespa beneficiou-se da cena externa favorável, que puxou para cima a cotação do petróleo e, na esteira desse movimento, as ações da Petrobras.

O volume financeiro totalizou 8,73 bilhões de reais, inflado pelo vencimento dos contratos de opções sobre ações, que somou 2,6 bilhões de reais. As opções de compra das ações preferenciais (sem direito a voto) da Petrobras ficaram entre os maiores giros do dia.

Leia mais:
Meirelles diz que impostos podem aumentar se arrecadação for ruim
Mercado reduz previsão de queda do PIB e aumenta a da inflação

Nos Estados Unidos, os principais índices acionários renovaram máximas históricas, com ações de empresas ligadas a matérias-primas puxando o movimento, enquanto o mercado aguarda novas pistas sobre o rumo dos juros americanos.

As ações preferenciais da Petrobras fecharam em alta de 2,58% e as ordinárias, de 4,39%, chegando a seus maiores níveis desde junho de 2015. O preço do petróleo no mercado internacional chegou nesta segunda a seu maior patamar em cinco semanas.

Dólar

O dólar fechou com leve alta, de 0,11%, a 3,18 reais, nesta segunda. A realização de lucros na parte da tarde ofuscou parcialmente as apostas de que o Banco Central será menos ativo no mercado de câmbio nos próximos meses e o aumento do apetite por ativos de risco no exterior.

(Com Reuters)