Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

BOVESPA-Realização de lucros por Grécia puxa índice para baixo

SÃO PAULO, 6 Fev (Reuters) – A Bovespa recuava segunda-feira, com investidores aproveitando as incertezas sobre a Grécia e a ausência de indicadores de peso para realizar os lucros dos últimos dias.

Às 12h48, o Ibovespa caía 0,19 por cento, a 65.095 pontos. O giro financeiro era de 1,3 bilhão de reais.

Nos mercados externos, o comportamento também era de baixa, com o FTSEurofirst, principal índice de ações europeu,em queda de 0,15 por cento, e o norte-americano Dow Jonescom desvalorização de 0,4 por cento.

“A questão da Grécia ainda está influenciando o mercado; é o principal foco dos investidores”, afirmou o analista Marcelo Varejão, da Socopa Corretora.

“Em um dia sem muitos indicadores na agenda, vemos as pessoas usando isso como uma oportunidade para realizar lucros”, ressaltou. No ano, até a última sexta-feira, o Ibovespa acumulou alta de 14,9 por cento.

Por aqui, o principal destaque é o leilão de aeroportos. CCRsubia 2,4 por cento, a 13,09 reais, após a empresa ter sido uma das primeiras a ficar de fora da disputa.

O consórcio formado por Invepar, grupo OAS e a sul-africana ACSA, venceu a disputa pelo aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, ao oferecer 16,2 bilhões de reais pela concessão.

OHL, que não faz parte do índice, subia 3,9 por cento, a 66,30 reais. Ecorodovias, que também participou do leilão e perdeu, tinha alta de 4,8 por cento.

Já Triunfo, que venceu a disputa pelo aeroporto de Viracopos, com oferta de 3,8 bilhões de reais em parceria com a francesa Egis, caía 4,4 por cento.

No Ibovespa, Gol caía 2,3 por cento, a 12,73 reais. TAM operava em baixa de 0,6 por cento, a 38,36 reais.

As blue chips operavam em baixa. A ação da Petrobrascaía 0,3 por cento, a 24,53 reais, enquanto a da Valerecuava 0,2 por cento, a 43,74 reais.(Por Roberta Vilas Boas e Asher Levine; Edição de Aluísio Alves)