Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

BOVESPA-Índice sobe mais de 1% e reaproxima-se de 60 mil pontos

(Texto atualizado com mais informações e dados oficiais de fechamento da bolsa)

Por Roberta Vilas Boas

SÃO PAULO, 16 Jan (Reuters) – O principal índice da Bovespa subiu mais de 1 por cento nesta segunda-feira de vencimento de opções, com investidores na expectativa por um acordo da Grécia com investidores, num diasem a influência das bolsas de Nova York, fechadas por feriado.

O Ibovespa teve alta de 1,37 por cento, a 59.956 pontos. O giro financeiro da sessão foi de 8,8 bilhões de reais, inflado pelos 4,5 bilhões do exercício de ações sobre ações.

O índice operou volátil pela manhã, mas se firmou após um leilão de títulos da dívida na França, que teve sólida demanda e queda nos rendimentos, mesmo após a Standard & Poor’s ter rebaixado o rating do país na sexta-feira.

“A visão do mercado é de que o rebaixamento (dos ratings de diversas economias da zona do euro) torna mais urgente uma tomada de decisão por parte dos líderes europeus”, disse o analista José Góes, da Stock Asset.

No Ibovespa, as ações do setor de petróleo e gás foram as principais influencias na alta, com destaque para OGX , que subiu 5,79 por cento, a 14,98 reais.

A petrolífera do empresário Eike Batista informou ter encontrado hidrocarbonetos no poço pioneiro OGX-63 em águas rasas da Bacia de Santos. O poço fica no bloco BM-S-57, em que a companhia tem 100 por cento de participação.

A preferencial da Petrobras teve ganhos de 2,6 por cento, a 23,65 reais.

No setor de metais, a preferencial da Vale subiu 0,9 por cento, a 39,30 reais.

Na outra ponta, a ação da Souza Cruz teve a maior queda, de 1,53 por cento, a 21,95 reais.(Edição de Aluísio Alves)