Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

BOVESPA-Índice sobe atento a vencimento de ações e Europa

SÃO PAULO, 16 Jan (Reuters) – A Bovespa operava em alta nesta segunda-feira, após um leilão bem sucedido de títulos na França, e também sob influência do vencimento de opções sobre ações, com foco em Petrobras e Vale.

Às 12h52, o Ibovespa subia 0,97 por cento, a 59.721 pontos. O giro financeiro era de 2,6 bilhões de reais.

Na Europa, o índice FTSEurofirst tinha alta de 0,25 por cento, enquanto em Nova York, os mercados permanecem fechados devido ao feriado de Martin Luther King Jr.

Para a equipe do Banif, a atuação do Banco Central Europeu, comprando títulos soberanos e ofertando de funding para bancos, tem conseguido manter os mercados em situação relativamente estável, mas nessa semana as atenções se voltam para os leilões de bônus e a negociação da Grécia com investidores.

“Durante a semana, as negociações com a Grécia precisam ser retomadas e haverá diversos leilões de títulos”, informou a instituição, em relatório.

Pela manhã, a França fez um leilão de títulos da dívida, com ligeira redução nos rendimentos, no primeiro teste após o rebaixamento de seu rating. O Tesouro francês vendeu 8,6 bilhões de euros em papéis de curto prazo, no topo da faixa entre 7,4 bilhões e 8,7 bilhões de euros pretendida pelo governo.

A Grécia e seus credores bancários vão continuar discussões sobre um acordo de troca voluntária de dívida nesta semana, segundo disse uma autoridade do governo.

No Ibovespa, o vencimento de opções sobre ações ditava volatilidade às blue chips. O papel preferencial da Petrobrassubia 1,7 por cento, a 23,44 reais, enquanto o da Vale avançava 0,15 por cento, a 39,01 reais.

OGX era a líder de alta do índice, subindo 4,1 por cento, a 14,74 reais. A petrolífera do empresário Eike Batista informou ter encontrado hidrocarbonetos no poço OGX-63 em águas rasas da Bacia de Santos, num bloco em que a companhia tem 100 por cento de participação.

Na outra ponta, Cesp recuava 0,85 por cento, a 31,62 reais.(Por Roberta Vilas Boas; Edição de Aluísio Alves)