Clique e assine a partir de 8,90/mês

BOVESPA-Índice retorna ao campo positivo após anúncio do Fed

Por Da Redação - 20 jun 2012, 14h15

SÃO PAULO, 20 Jun (Reuters) – O principal índice da Bovespa inverteu o sinal e passou a subir nesta quarta-feira, após ter acentuado brevemente as perdas minutos depois que o Federal Reserve (banco central dos EUA) estendeu a operação de estímulo monetário para a recuperação da economia norte-americana.

Às 14h15, o Ibovespa tinha alta de 0,5 por cento, a 57.483 pontos. Logo após o anúncio, o índice chegou a recuar 1,16 por cento. O giro financeiro do pregão era de 3,66 bilhões de reais.

“A continuidade da Operação Twist era esperada, talvez não tenha sido tudo o que o mercado queria”, disse Thiago Carlos, economista da Link Investimentos. “Mas foi a reavalição da declaração que moveu o mercado para o território positivo, porque oferece possibilidade maior de mais estímulos à frente.”

O Fed informou nesta tarde que está estendendo o programa Operação Twist por meio da compra de 267 bilhões de dólares em ativos de prazo mais longo até o final de2012. Além disso, o banco central manteve as taxas de juros dos Estados Unidos entre zero e 0,25 por cento.

Segundo operadores, o mercado ainda aguarda o pronunciamento do presidente do Fed, Ben Bernanke, para firmar uma tendência.”Ainda é cedo para concluir a reação do mercado, porque ainda temos programado para esta tarde a divulgação das projeções do Fed e a entrevista do Bernanke”, afirmou Daniel Cunha, da equipe de análise da XP Investimentos.(Por Danielle Assalve e Asher Levine; Edição de Aluísio Alves)

Continua após a publicidade
Publicidade