Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

BOVESPA-Índice opera volátil com vencimento de opções

SÃO PAULO, 13 Jun (Reuters) – A bolsa paulista tinha mais um pregão volátil nesta quarta-feira, com investidores ajustando posições para os vencimentos de opções sobre Ibovespa e de índice futuro, refletindo também os persistentes temores de contágio na zona do euro e dados fracos nos Estados Unidos.

Às 13h08, o Ibovespa tinha variação negativa de 0,03 por cento, a 55.030 pontos. Até aquele momento, o índice havia oscilado entre queda de 0,96 por cento e alta de 0,45 por cento. O giro financeiro era de 2,53 bilhões de reais.

“O fator que está puxando a melhora das bolsas hoje (após abertura em baixa) é a crescente expectativa de que o Fed (banco central norte-americano) fará nova injeção de recursos nos mercados”, disse o sócio da Principia Capital Management, Marcello Paixão.

Mas os cenários externo e doméstico tornam improvável a recuperação sólida da Bovespa. “Com a desaceleração da economia brasileira e expectativa de resultados corporativos fracos, é difícil ver recuperação consistente na bolsa, especialmente com a aversão ao risco entre investidores estrangeiros”.

Mais cedo, renovados temores com a crise na zona do euro levaram os mercados ao campo negativo. A Itália voltou a preocupar investidores após os custos de empréstimo de um ano terem atingido a máxima de seis meses em um leilão de dívida nesta quarta-feira.

A eleição na Grécia no fim de semana também inspirava cautela. O ministro das Finanças da Grã-Bretanha, George Osborne, sugeriu que a Europa pode ter que sacrificar a adesão da Grécia ao bloco para convencer a Alemanha a colocar mais dinheiro para salvar o euro.

Além disso, o novo recuo das vendas no varejo dos Estados Unidos e a forte queda dos preços ao produtor em maio também pesavam nos mercados.

“A semana que vem será muito decisiva com a eleição na Grécia e reunião do Fed, do BCE (Banco Central Europeu) e esclarecimentos sobre o pacote de resgate aos bancos da Espanha”, disse Paixão.

Em Wall Street, o Dow Jones tinha queda de 0,24 por cento. Já o principal índice de ações das bolsas europeias, o FTSEurofirst, fechou em queda de 0,54 por cento.

Na bolsa paulista, a preferencial da Petrobrassubia 0,11 por cento, a 18,62 reais, enquanto a da Valetinha queda de 0,19 por cento, a 37,65 reais. OGXtinha ganhos de 0,11 por cento, a 9,44 reais.

A Marfrig recuava 1,27 por cento, a 9,36 reais. Mais cedo, a companhia informou o fechamento da operação de permuta com a Brasil Foods, cuja ação tinha variação negativa de 0,03 por cento, a 32,54 reais.

Fora do índice, a ação da Camargo Corrêa Desenvolvimento Imobiliário subia 3,09 por cento, a 5,34 reais, após a Camargo Corrêa ter aumentado “voluntariamente” para 5,50 reais o preço por ação da CCDI na oferta pública de cancelamento do registro de companhia aberta.(Por Danielle Assalve; Edição de Roberta Vilas Boas)