Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

BOVESPA-Índice opera em baixa com realização de lucros

SÃO PAULO, 7 Dez (Reuters) – A Bovespa operava em baixa no pregão desta quarta-feira, com investidores realizando parte dos lucros das altas dos últimos pregões, mas ainda de forma modesta devido à expectativa positiva pela reunião de líderes europeus na quinta e na sexta-feira.

Às 13h29, o Ibovespa caía 1,08 por cento, a 58.892 pontos. O giro financeiro do pregão era de 1,83 bilhão de reais.

“É uma realização saudável porque teve uma boa alta nos últimos dias”, afirmou o sócio-diretor da AZ Investimentos, Ricardo Zeno. Em dezembro, até a véspera, o índice acumulava alta de 4,7 por cento.

Zeno considerou também que a agenda de indicadores desta quarta-feira não é muito relevante e com o otimismo para a reunião europeia há a possibilidade de que o Ibovespa volte a subir caso os mercados externos ajudem.

“Tem a expectativa de que a cúpula de líderes europeus contorne possíveis downgrades (nos ratings dos países) e o mercado deve ficar em torno desses patamares até lá”, disse.

No Ibovespa, a ação em destaque era a da Gol, com ganho de 3,88 por cento, a 15,54 reais, após o anúncio de uma aliança estratégica com a Delta Air Lines, na qual a companhia aérea norte-americana fará um investimento de 100 milhões de dólares por uma participação minoritária na brasileira.

Entre as baixas, a ação da Embraer recuava 3,1 por cento, para 10,93 reais. A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) informou nesta manhã que o financiamento de aviões comerciais deve ficar mais caro e difícil no próximo ano em meio à crise de dívida da Europa.

As blue chips também operavam em baixa, contribuindo para o comportamento negativo do índice que reúne as principais ações brasileiras. A preferencial da Petrobras registrava queda de 0,99 por cento, a 23,09 reais, enquanto a da Valeperdia 1,88 por cento, a 39,77 reais.

(Por Roberta Vilas Boas; Edição de Cesar Bianconi)