BOVESPA-Índice cai mais de 2%, puxado por Vale e Petrobras

SÃO PAULO, 6 Mar (Reuters) – A Bovespa caía nesta terça-feira puxada pelas gigantes Petrobras e Vale, seguindo o mau humor internacional em meio a temores de um possível calote da Grécia.
Às 12h46, o Ibovespa recuava 2,47 por cento, a 65.308 pontos. O giro financeiro do pregão foi de 2,43 bilhões de reais.
Em Nova York, com o índice Dow Jones tinha queda de 1,2 por cento. Na Europa, o FTSEurofirst tinha desvalorização de 2,16 por cento.
Para o operador Sandro Fernandes, da Geraldo Corrêa Corretora de Valores, além de temores globais com a Grécia, o mercado também repercutia o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, e ainda a revisão para baixo da meta de crescimento da economia chinesa, na véspera.
“O receio de que os credores privados da Grécia estejam sendo forçados a ceder faz o mercado ficar conturbado”, disse.
Autoridades da Grécia afirmaram que o país não tem planos para estender o prazo de 8 de março em sua oferta de troca de bônus aos credores privados, desmentindo rumores de que a data-limite possa ser adiada para aumentar a participação na oferta.
Internamente, pesa o resultado do PIB brasileiro, que cresceu 0,3 por cento no quarto trimestre de 2011 ante o terceiro, levando a expansão acumulada no ano a 2,7 por cento.
Pesquisa da Reuters mostrou que a mediana de previsões de 29 analistas consultados mostrava que o PIB brasileiro cresceria 0,2 por cento no quarto trimestre. Mas no ano, as contas apontavam expansão de 2,8 por cento.
No Ibovespa, MMX liderava as perdas, caindo 5,4 por cento, a 9,04 reais, seguida pela ordinária da Vale , com recuo de 4,3 por cento, a 41,30 reais. A preferencial da empresa recuava, em 4,2 por cento, a 40,29 reais.
A mineradora informou na noite da véspera que vai contestar cobrança de parte de um auto de infração sobre a qual foi notificada, com cobrança referente à incidência de Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL) e Imposto de Renda sobre lucros no exterior, entre 1996 e 2002.
A companhia disse que apresentará os recursos cabíveis e oferecerá bens em garantia, no valor de 1,6 bilhão de reais.
A preferencial da Petrobras caía 3,1 por cento, a 23,83 reais. OGX perdia 2,8 por cento, a 16,78 reais.
ALL, por sua vez, recuava 1,9 por cento, a 9,88 reais, após a companhia informar que teve prejuízo de 32,5 milhões de reais no quarto trimestre, ante prejuízo um ano antes de 40,6 milhões de reais no resultado pró-forma.(Por Roberta Vilas Boas; Edição de Aluísio Alves)