Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

BOVESPA-Com feriado nos EUA e baixo volume, índice opera volátil

SÃO PAULO, 24 de novembro (Reuters) – A bolsa brasileira operava com volatilidade nesta quinta-feira, oscilando entre alta e baixa, impactada pelo menor número de negócios e volume financeiro devido ao feriado nos Estados Unidos.

Às 12h54 no horário de verão em Brasília, o Ibovespa caía 0,54 por cento, a 54.677 pontos. O giro financeiro era de 901,68 milhões de reais.

No ínicio do pregão, o índice chegou a subir 1 por cento, na máxima do dia, mas perdeu força com investidores ainda preocupados com a Europa.

“Com o cenário de incertezas e o feriado nos EUA, a bolsa opera mais na defensiva”, explicou o analista João Pedro Brugger, da Leme Investimentos.

“O mercado continua sensível aos desdobramentos da situação na zona do euro, mas a princípio não temos nada novo nesta quarta”, ressaltou.

Ele considerou que o rebaixamento do rating de Portugal pela Fitch é mais uma sinalização de que a situação na Europa está “precária” mas não pesou no mercado por já ser esperada pelos investidores.

Na bolsa paulista, as ações que fazem parte do Ibovespa operam em rumos opostos, sendo que o destaque de baixa fica novamente com o setor de siderugia.

A preferencial da Usiminas registra queda de 3,49 por cento, a 10,51 reais, enquanto a ordinária caía 2,54 por cento, a 19,97 reais. A CSN recuava 2,42 por cento, a 14,14 reais.

Entre as altas, o destaque fica com papéis de varejo, com o Pão de Açúcar subindo 1,06 por cento, a 60,21 reais, e Lojas Americanas ganhando 1,32 por cento, a 13,81 reais.

Entre as blue chips, a preferencial da Vale cai 0,73 por cento, a 39,56 reais, enquanto a Petrobras tinha leve alta de 0,28 por cento, a 21,63 reais.

(Por Roberta Vilas Boas; Edição de Diogo Ferreira Gomes)