Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Bovespa abre em alta, mas ganhos não devem empolgar

Por Olívia Bulla

São Paulo – A contagem regressiva para o fim do ano começa “pra valer” hoje na Bovespa, depois do último grande evento do mercado acionário doméstico ontem, quando os “vendidos” sobraram no exercício das opções sobre ações. Mas nesta reta final de 2011, os investidores têm ainda oito pregões para ajustarem suas carteiras e o dia favorece uma recuperação das perdas acumuladas nas últimas quatro sessões, diante de notícias positivas vindas da Europa. Às 11h21, o Ibovespa subia 0,77%, aos 55.726,80 pontos.

No mesmo horário, no exterior, as bolsas de Paris e de Frankfurt exibiam alta ligeiramente inferior a 1%, amparadas pelo inesperado aumento do índice IFO de sentimento econômico na Alemanha em dezembro, após dois meses de relativa estabilidade, e pelos yields descrentes e forte demanda em leilão de notas de curto prazo realizado nesta manhã pelo governo espanhol. Em Nova York, o futuro do S&P 500 ganhava 1,03%.

Para o analista da Um Investimentos Eduardo Oliveira os números europeus positivos devem permitir uma recuperação das bolsas, inclusive localmente, apesar de a liquidez dos negócios ficar cada vez mais reduzida devido à proximidade de fim de ano. Ontem, a Bolsa encerrou no vermelho pela quarta vez seguida, acumulando baixa de 3,82% no período.

Mas os mercados financeiros já estão calejados e cientes de que ao menos o início de 2012 deve ser bastante arredio para as aplicações em risco. “Os investidores andam ariscos nos últimos dias e nem mesmo o famigerado rali de fim de ano está sendo capaz de reverter a trajetória de queda nos principais mercados acionários”, comenta, em relatório, o economista-chefe da Gradual Investimentos, André Perfeito.

Segundo um operador da mesa de renda variável de uma corretora paulista, as recentes retiradas de capital externo na Bolsa e a diminuição das posições vendidas do investidor estrangeiro em índice futuro projetam dias de marasmo para os negócios locais até o próximo dia 29.