Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Bovespa abre em alta, mas aguarda dados dos EUA

Por Olívia Bulla

São Paulo – A Bovespa segue disposta a seguir em alta, esticando a sequência de ganhos iniciada na semana passada e ampliando a valorização acumulada no mês. Mas, a manutenção do sinal positivo que foi repetido na abertura do pregão de hoje passa por resultados favoráveis dos números do PIB e de consumo a serem anunciados logo mais nos EUA. Às 11h02, o Ibovespa subia 0,16%, aos 63.053,83 pontos, na pontuação máxima após abertura.

Um operador sênior da mesa de renda variável de uma corretora paulista confessa que “está gostando da viagem da Bolsa” nesse início de 2012. Para ele, o Ibovespa tem forças para buscar os 64 mil ou 65 mil pontos no curto prazo. “Enquanto o fluxo estiver favorável, esse caminho pode ser livre, sem realização de lucros”, avalia, referindo-se aos contínuos ingressos de capital externo nas ações brasileiras.

O analista da Socopa Corretora Marcelo Varejão lembra que não se pode brigar com o velho jargão da Bolsa, que diz que “contra fluxo não há argumentos”. Mas ele ressalta que, cada vez que o mercado acionário doméstico alarga o período de alta, mais propício fica o ambiente para um embolso dos ganhos recentes.