Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Bolsonaro anuncia ‘revogaço’ de decretos para diminuir burocracia

Presidente prometeu anular 'centenas de medidas' de governos anteriores ainda nesta semana; Casa Civil não detalhou quais medidas serão atingidas

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta terça-feira em seu perfil do Twitter que o governo fará um “revogaço” em decretos editados por gestões anteriores. Segundo Bolsonaro, os decretos são “desnecessários” e “só servem para dar volume ao nosso já inchado Estado e criar burocracias que só atrapalham”.

Procurada, a Casa Civil não detalhou quais são os decretos que devem ser revogados nesta semana pelo presidente. Segundo o jornal Folha de S.Paulo, 250 decretos de caráter normativo serão atingidos. 

A desburocratização foi uma das propostas da área econômica desde que o governo assumiu. O “revogaço” foi uma promessa feita a empresários da indústria em março, durante um encontro em Brasília.

Medidas

Em março, Bolsonaro assinou um decreto que transforma o CPF em documento de localização das informações dos cidadãos nos sistemas da administração pública federal. A medida, segundo o Ministério da Economia, visa a reduzir burocracia no acesso a plataformas do governo. O CPF passa a valer como número da carteira de trabalho, do PIS/Pasep e até de matrícula para universidades federais. 

Entre as medidas antiburocracia mencionadas pelo governo a principal é a reforma tributária, que pretende diminuir o número de impostos pagos pelo setor produtivo do país.